Pular para o conteúdo principal

2ª Romaria do Fórum das Águas

No próximo sábado, 22 de março, Manaus será palco da 2ª Romaria das Águas do Fórum das Águas, evento que celebra o Dia Mundial da Água e reforça a importância da preservação e do acesso universal a esse recurso essencial à vida. A concentração acontece às 8h, no Porto da Ceasa, reunindo organizações, ativistas, comunidades ribeirinhas, indígenas e cidadãos comprometidos com a causa ambiental.

Com o tema "Nossas vozes na COP30 em defesa da ÁGUA e da VIDA na Amazônia" e o lema "Luta por preservação e acesso para TODOS!", a romaria vem se consolidando como um chamado à sociedade para a importância da água como um bem sagrado e fundamental para a existência da vida, que não deve ser privado aos mais pobres por ser necessário à existência. Além disso, a Romaria vem alertar sobre a crise hídrica e socioambiental que afeta a Amazônia, uma das regiões com maior quantidade de recursos hídricos.

O alerta é coordenado pelo Fórum das Águas, coletivo de organizações da sociedade civil pela incidência e mobilização por políticas públicas que assegurem a gestão sustentável e o acesso universal à água.

A programação do evento inclui falas de representantes de movimentos sociais e ambientalistas, denúncias sobre os impactos da privatização do saneamento básico e os desafios enfrentados pelas populações mais vulneráveis. Às 9h30, os participantes embarcarão nas embarcações e seguirão em romaria para s rios da região, em um ato simbólico de luta e resistência. 

A Romaria das Águas é um chamado à reflexão e à ação. Em um momento em que o mundo se prepara para a COP30, que ocorrerá no Brasil em 2025, a sociedade civil da Amazônia se une para reivindicar um modelo de desenvolvimento que respeite a vida, os povos e os territórios.

Crise ambiental e direito à água

A crescente crise ambiental, evidenciada por catástrofes climáticas e escassez de recursos naturais, tem sido agravada pela lógica de exploração econômica. Segundo o coordenador do Fórum das Águas, Sandoval Alves Rocha, doutor em Ciências Sociais, "a racionalidade econômica que caracteriza o mundo contemporâneo está levando a humanidade ao precipício, deixando a sociedade sem tempo de resposta".

O coordenador destaca que, apesar da riqueza dos recursos hídricos da região, milhões de pessoas ainda sofrem com a falta de acesso à água potável e ao saneamento básico. Em Manaus, os serviços de abastecimento são privatizados desde o ano 2000, resultando em tarifas elevadas e atendimento precário, especialmente nas periferias.

Mobilização e incidência política

A Romaria das Águas faz parte de um conjunto de atividades promovidas pelo Fórum das Águas, que tem se consolidado como um dos principais coletivos em defesa dos recursos hídricos da Amazônia. O grupo participou recentemente da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA) e do Converge Amazônia 2025, ampliando o debate sobre políticas públicas e fortalecimento da mobilização social em prol da água como direito fundamental.

Programação da Romaria das Águas

8h00 - Concentração

8h30 - 9h30 - Acolhida e Mística

9h30 - 10h00 - Embarque

10h00 - Saída do Porto da Ceasa  e Intervenções no Encontro das Aguas

11h30- Retorno para o Porto da Ceasa

📲 Informações pelo telefone: (92) 9 9359 0489 - Leandra Ribeiro


Comentários