Pular para o conteúdo principal

Fórum das águas encerra 2024 celebrando união e vitórias

Em 20 de dezembro de 2024, o Fórum das Águas se encontrou no espaço Loyola, para refletir sobre os desafios e vitórias enfrentados durante o ano de 2024 na luta pelos direitos dos amazonenses, visando assegurar o acesso à água e ao saneamento para melhorar a qualidade de vida da população. Entre as vitórias destacadas, foram relembrados alguns eventos:

1 – Romaria das Águas em parceria com a organização Habitat, realizado em 22 de março, Dia Mundial da Água. Com o tema “Água é vida que flui em tudo e para todos”, tendo como cenário o Encontro das Águas (Rios Negro e Solimões), com o objetivo de destacar a importância da água para a vida humana e não humana, convocando a sociedade para proteger os mananciais hídricos das agressões contemporâneas.

2 – V Tribuna das águas que ocorreu no dia 04/05/24, com o Tema Trabalho e Saneamento, ocorreu na Praça da Policia, com debates voltados a ausência de políticas públicas, ausência de fiscalização do poder público ao serviço de água e saneamento privatizado na capital a 24 anos, sobretudo as áreas periféricas. O espeço também trouxe apresentações lúdicas.

3 – No mês de setembro, na cidade de Recife/PE, ocorreu o Encontro pela Água e Saneamento reunindo organismos sociais das regiões Norte e Nordeste. Os membros do Fórum das Águas destacaram o perigo da política de privatização que avança sobre o território amazônico, promovendo a mercantilização da natureza, que intensifica os conflitos socioambientais, promove a deterioração do meio ambiente e arruína a qualidade de vida da população. Os membros participantes do evento compartilharam a experiência e os aprendizados.

4 – O padre Sandoval Alves Rocha e outros membros do Fórum das Águas tiveram a oportunidade de divulgar em diversos meios de comunicações e entregar a diversos órgãos público (IBAMA, IPAAM, INCRA e MDA) a Carta do Fórum das Águas do Amazonas o documento aborda criticamente a omissão das autoridades constituídas frente ao cenário catastrófico das mudanças climáticas, que impacta negativamente a vida na Amazônia.

No encerramento, o padre Sandoval expressou seu sincero agradecimento, emprenho e dedicação aos membros do Fórum pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano, em favor ao bem estar do cidadão amazonense na luta pela concretização de direitos e melhor qualidade de vida da população. A cooperação e o espírito de equipe que se destacaram durante 2024 foram fundamentais para que conseguíssemos realizar todas as iniciativas propostas. Cada troca de ideia, cada desafio superado e cada vitória celebrada foram fundamentais para o êxito de nossas ações. É evidente que as conquistas foram frutos da união, habilidades e talentos de cada militante, parceiro e comunidade, que criaram um ambiente produtivo e harmonioso. Vamos continuar colaborando, para garantir o direito humano ao acesso à água e ao saneamento, visando o bem estar de atuais e futuras gerações, independente de raça, cor, religião e classe social.

Por Viviane Souza

 

Comentários