Pular para o conteúdo principal

Fórum das Águas é entrevistado na Rádio Hub Amazônia

No dia 23 de novembro, o Fórum das Águas participou do programa A Voz da Amazônia, na Rádio Hub Amazônia, falando sobre a Carta do Fórum das Águas do Amazonas à sociedade e tomadores de decisão. Na ocasião, o coordenador do coletivo Sandoval Alves Rocha foi entrevistado pelo apresentador Josiel Coelho, explicitando o conteúdo do documento que é assinado por 33 organizações da sociedade de civil.

Na Carta do Fórum das Águas, as organizações se posicionam contra a repavimentação da rodovia BR 319, que liga Manaus a Porto Velho, que trará significativos impactos ambientais no bioma amazônico. A obra abrirá caminhos para crimes ambientais, como desmatamento, queimadas, grilagem, tráfico de armas e de drogas. A oposição também se justifica devido ao descumprimento da Convenção 169 da OIT, que exige consulta prévia aos povos indígenas que serão prejudicados pela obra.

O Projeto de Lei 2168/2021 também foi rejeitado pelo coletivo, uma vez a medida possibilita obras de irrigação e dessedentação animal nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). O Fórum das Águas visualiza nestas meditas os interesses do agronegócio e da pecuária que buscam enfraquecer a legislação ambiental para beneficiar os grandes empresários, que lucram bilhões à custa da destruição da natureza. Para o coletivo, a sociedade e os poderes públicos devem proteger as Áreas de Preservação Permanente, garantindo a sua existência para bem da humanidade.

Outro demanda apresentada pelo Fórum das Águas é a remunicipalização dos serviços de água e esgotamento sanitário na cidade de Manaus. Estes serviços estão privatizados desde o ano 2000, mas até o momento não tem obtido um desempenho satisfatório. Falta água constantemente na cidade, principalmente nas periferias e o esgotamento sanitário é ausente na maior parte de Manaus. Mesmo com serviços precários, a empresa lucra milhões para enviar aos investidores internacionais interessados somente em enriquecer cada vez mais as custa do sofrimento da população.

O programa A voz da Amazônia é apresentado todos os sábados, às 16h, tendo como apresentadores Josiel Coelho, Patrícia Cabral e Nete Sousa. Para acessar e assinar a Carta do Fórum das Águas entrar no link: https://forms.gle/tzb3h6tUb58SYg7L6

Comentários