ALERTA URGENTE! - Um absurdo atrás do outro em matéria feita sob encomenda pra mostrar que tudo é 'lindo e perfeito', mas prima pela FALSIDADE!
Comecemos mostrando que se constitui numa vergonhosa inverdade o IPHAN licenciar obra no ENCONTRO DAS ÁGUAS - Zona Leste de #Manaus - com a justificativa de "INEXISTÊNCIA DE VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS”.
É fato amplamente conhecido que O MIRANTE ENCONTRO DAS ÁGUAS está SOBRE TERRA PRETA INDÍGENA. Existem fragmentos de cerâmica para todo o lado, mas obviamente o PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER, como muito corretamente afirma o ditado popular.
Vale registrar que NÃO ESTAMOS CONTRA O MIRANTE ENCONTRO DAS ÁGUAS. Bem o contrário, entendemos que esta belíssima área DEVE ESTAR DEMOCRÁTICA E SUSTENTAVELMENTE À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO! No entanto, o poder público, o que inclui a Prefeitura de Manaus, tem que RESPEITAR os vestígios arqueológicos deixados por nossos ancestrais, e a singularidade geológica e paleontológica, bem como garantir a presença de toda a flora e fauna do local [Na foto do projeto o que vemos são coqueiros!]. O PROJETO DE USO DESTA ÁREA TEM QUE SER INCLUSIVO PARA OS POVOS DO ENCONTRO DAS ÁGUAS!
NEGAR a existência de VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS É INVIABILIZAR QUALQUER MEDIDA COMPENSATÓRIA E DEMONSTRA A COMPLETA INSUSTENTABILIDADE DESTE PROJETO.
Além do mais, O PARQUE ENCONTRO DAS ÁGUAS MERECE RECEBER UM NOME REPRESENTATIVO DA RIQUEZA BIOCULTURAL DESSA PAISAGEM ÚNICA E EXCEPCIONAL DA AMAZÔNIA, e definitivamente, "ROSA ALMEIDA", com toda nossa consideração, NÃO NOS DIZ NADA A ESTE RESPEITO!
Finalizamos com um questionamento da maior importância: QUANDO FOI QUE OS POVOS RIBEIRINHOS E TRADICIONAIS FORAM CONSULTADOS, como determina a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, as Declarações dos direitos dos povos indígenas da Organização das Nações Unidas – ONU e da Organização dos Estados Americanos – OEA, dentre outras, que compõem o denominado Bloco Normativo Internacional de Proteção ao Direito à Autodeterminação dos Povos Indígenas e Tribais
PARQUE ENCONTRO DAS ÁGUAS, DA PREFEITURA, RECEBE APROVAÇÃO DO IPHAN - Prefeitura obtém conclusão do licenciamento do parque Encontro das Águas junto ao Iphan - 17.07.2024.
O INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) CONCEDEU A APROVAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO ARQUEOLÓGICO (RAIPA), REFERENTE AO PARQUE ENCONTRO DAS ÁGUAS ROSA ALMEIDA, LOCALIZADO NA COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO, ZONA LESTE DE MANAUS. Atualmente, o acesso ao local está limitado apenas para operários e equipe técnica da intervenção urbanística e de arqueologia.
O relatório constatou a INEXISTÊNCIA
DE VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS NA ÁREA de intervenção realizada pela Prefeitura de
Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), tendo
sido concluído o processo de licenciamento ambiental junto ao órgão federal,
com fundamento no parecer técnico 6/2024 (5215797). A obra continuará com o
acompanhamento de equipe de arqueologia.
Por Gleice Oliveira.
Gleice Oliveira - https://www.facebook.com/share/p/Eb4DUzoiQz9B7Epg/?mibextid=oFDknk
Comentários
Postar um comentário