Pular para o conteúdo principal

1º de maio: Fórum das Águas homenageia trabalhadores e trabalhadoras

O dia 1º de maio foi o dia dos trabalhadores e trabalhadoras. A Pastoral Operária da Arquidiocese de Manaus e outras organizações realizaram homenagem a estes lutadores que mantém o Brasil de pé, a custa do seu sangue e suor. Toda a riqueza produzida neste país é gerada por este imenso segmento populacional que toma diversos rostos e identidades. Somos mulheres, homens, LGBTQIA, indígenas, negros, brancos, caboclos, ribeirinhos, urbanos, interioranos, etc. Somos trabalhadores e trabalhadoras que dinamizam e dão a vida a este país.

O Fórum das Águas também reforçou o movimento destacando a necessidade de que os trabalhadores sejam respeitados nos seus direitos mais básicos, como os direitos à água e ao saneamento. São direitos fundamentais para garantir uma vida digna e saudável. Sem água a vida não é possível para ninguém, sem esgotamento sanitário somos lançados em situações de risco de contrair doenças diversas e até a morte.


O Norte e o Nordeste têm os mais baixos indíces de serviços de água e esgoto do Brasil. Não há políticas públicas justas que garatam esses serviços essenciais para os trabalhadores e suas famílias. Nossas cidades e áreas rurais estão abandonadas pelos prefeitos, governadores, parlamentares e poderes públicos em geral. Os serviços públicos, que deveriam zelar pela vida da população, são ausentes ou precários. Não temos representantes que pautem os nossos interesses nas Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas, poder judiciário e demais casas ditas "do povo".


Explorados e espoliados pelo capitalismo predatório, injusto e imoral, aos trabalhadores só resta lutar, vencendo o comodismo, o consumismo e o individualismo. O 1º de Maio é um dia de luta em que temos oportinidade de nos manisfestar, apresentando as nossas exigências e demandas. Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras! A união faz mais fácil o caminho!





Comentários