Dia 16 de maio, o Fórum Permanente do Idoso - FOPI - comemorou 28 anos de criação e atuação no Estado do Amazonas. A festa ocorreu no Centro Estadual de Convivência do Idoso da Aparecida, sendo realizada uma missa presidida pelo padre Danival Lopes, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. O Fórum das Águas do Amazonas foi convidado para participar da confraternização, uma vez o coletivo abraça uma luta importante para os idosos, que é o direito à água potável e ao saneamento.
Trabalhando em rede com diversas parcerias, o Fórum das Águas do Amazonas tem lutado ao longo da sua existência pela universalização dos serviços de água e esgoto na cidade de Manaus. A falta destes destes serviços essenciais tem prejudicado as populações da cidade e os idosos tem sofrido enormente em função da precariedade da política de saneamento adotada na capital amazonense.
O sistema está privatizado há vinte anos, mas não apresenta melhoras significativas, gerando processos judiciais, denúncias e investigações contra a concessionaria Águas de Manaus, que é propriedade do grupo empresarial Aegea Sanamento. Manaus figara entre as piores metrópoles brasileiras no que diz respeito aos serviços de abastecimento de água e esgoto, o que desperta indignação na população e uma rejeição cada vez mais intensa aos processos de privatização dos serviços públicos no Brasil.
A união das organizações da sociedade civil (FOPI - FÓRUM DAS ÁGUAS - OUTROS.) tem produzido resultados positivos na conquista de direitos essenciais. Graças as redes que se articulam por todo o território nacional, a sociedade brasileira tem gestado experiências democráticas em que diversos movimentos e organizações contribuem para a rejeição do autoritarismo e a promoção da justiça socioambiental.
PARABÉNS AO FÓRUM PERMANENTE DO IDOSO!!!
Comentários
Postar um comentário