Menabarreto realizou intenso ativismo pela interiorização do curso de medicina da UFAM no Estado do Amazonas e realizou diversas intervenções sociais pela melhoria da qualidade de vida da população amazonense. Junto ao Fórum das Águas, o ativista defendeu a necessidade de uma representação no Conselho Estadual de Saúde. Além disso, ele se manifestou em diferentes ocasiões pela universalização dos serviços de saneamento na capital amazonense.
Menabarreto Segadilha França promoveu e defendeu a consolidação do Sistema Unico de Saúde como forma de atender a população mais pobre. Grande crítico da privatização dos serviços de água e esgoto em Manaus, ele lutou por uma politica pública que permita uma maior participação da população nas decisões sobre o saneamento.
Familiares e muitos amigos estiveram presentes na cerimônia para se despedir do médico, que inspirou muitas pessoas a travarem a luta pelo SUS, pelo saneamento básico e pelo bem-estar no povo amazonense. A morte de Menabarreto foi lamentada por diversos nomes importantes da medicina e da política amazonense. A medicina e os movimentos sociais do Amazonas estão de luto.
Comentários
Postar um comentário