Pular para o conteúdo principal

Outra adutora rompida causa estragos em Manaus

 FALTA DE MANUTENÇÃO


Nesta sexta-feira (25 de novembro) a cidade de Manaus mais uma vez se depara com os serviços precários da concessionária Águas de Manaus. O rompimento de uma importande adutora localizada na Avenida Ipase, Bairro Compensa, causa alvoroço e falta de água em mais de 120 localidades da cidade. A capital amazonense tem vivido situações vexatórias no que diz respeito aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e o rompimento de adutoras constitui uma das marcas da iniciativa privada nesse setor.

A concessão privada, que iniciou no ano 2000, tem forjado um histórico deprimente e se destaca nacionalmente como um dos empreendimentos mais contraproducentes. Relatórios anuais divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) evidenciam o baixo desempenho da concessionária de água e esgoto de Manaus. O Instituto Trata Brasil baseando-se nessas informações mostra que a capital amazonense está invariavelmente entre as piores metrópoles do Brasil.

Além da falta de manutenção das redes, o abastecimento de água não chega à totalidade da população manauense, sendo que as periferias e regiões pobres são as áreas que mais padecem com o baixo desempenho da gestão. O sistema de esgotamento sanitário é disponibilizado somente para 22% da cidade, ademais nem todas as famílias podem realizar a ligação ao esse sistema devido aos preços inacessíveis cobrados pela empresa. Corroborando essa situação, os órgãos de fiscalização mostram repetidamente que a concessionária é uma das empresas mais reclamadas da cidade.

Mesmo diante de tais evidências, os poderes públicos reponsáveis - o poder Executivo municipal, o poder Legislativo e o poder Judiciário - se omitem, fazendo vista grossa ao problema. Laudos e inquéritos técnicos sinalizam que o contrato de concessão já deveria ter sido quebrado e os serviços devolvidos para a gestão pública. Assim, uma gestão mais democrática poderia ser construída e implantada, visando o bem das comunidades e populações em geral. Espera-se que o bem-senso e a justiça um dia prevaleçam para que a população seja realmente servida e respeitada.









Comentários