Pular para o conteúdo principal

Fórum das Águas visita CSELA, no Bairro Colônia Antônio Aleixo

 


Fórum das Águas visita CSELA - Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo

Por Pe. Sandoval Rocha e  Mercy Soares

 

O Fórum das Águas representado pelo Pe. Sandoval Rocha, coordenador do SARES, e a Educadora Social Mercy Soares, visitou o Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo (CSELA). Além de apoiar as lutas desta comunidade, o coleltivo oferece formação sobre o Direito Humano a Água, esse Bem Comum que o Bairro vem sendo exemplo de distribuição solidária gerida pelos próprios comunitários.

O Fórum das Águas, coletivo que defende a utilização da Água como direito universal, uma vez que sem água ninguém vive, vai junto a comunidades reforçar essa bandeira de luta para o bem comum da cidade de Manaus. A equipe do Fórum das Águas foi recebida por Edvaldo Barreto Dos Santos, Presidente do CSELA e  secretário Sr. Raimundo de Carvalho Moreira.

A origem do Bairro Colônia Antônio Aleixo remonta à década de 1930, quando o governo ditatorial do presidente Getúlio Vargas ordenou a construção, no local, de 16 pavilhões, feitos de madeiras nobres como Acaru e Maçaranduba. Esses pavilhões deveriam abrigar os nordestinos trazidos para reativar os seringais da Amazônia, os chamados “soldados da borracha”, sob a liderança do comandante Antônio Guedes Brandão. Os arigós, como eram conhecidos, ficavam alojados no local enquanto aguardavam para serem transferidos até os seringais, no interior do Estado.

Após a partida dos nordestinos, o local ficou abandonado até ser ocupado novamente, desta vez por portadores de hanseníase, uma vez que, a região era isolada e o trajeto até a cidade, feito margeando o rio Negro. Conhecido popularmente como leprosário, que foi desativado em 1979, o local abrigou durante três décadas estritamente os portadores de hanseníase. Depois desativado, a localidade começou a servir de moradia também aos parentes dos doentes, que aos poucos foram se integrando à comunidade.

As primeiras melhorias para comunidade foram trazidas pelo padre Ludovico Crimela, que foi o responsável pela perfuração de poços artesianos, que são geridos pela própria comunidade e garantem o abastecimento de água potável. O padre Ludovico foi o principal responsável também pela construção da primeira escola da comunidade Onze de Maio, batizada de Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. Durante mais de 10 anos a escola foi gerida pela comunidade.

Uma das entidades que proporciona, ainda hoje, melhoria na qualidade de vida dos moradores do Bairro Colônia Antônio Aleixo é o Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo (CSELA), fundado em 24 de abril de 1972. Este centro desenvolve vários projetos de capacitação nas comunidades do bairro. Entre os projetos desenvolvidos pela instituição está o Ecae (Espaço Cidadão de Arte e Educação), com aulas para a comunidade de balé clássico, oficina de leitura e jogos, leitura pelo computador, escola de música, biblioteca, espaço teatral.

O projeto Remo Vida Atividades Esportivas foi pensado e desenvolvido após um acidente envolvendo cinco crianças, que perderam a vida ao naufragarem quando tentavam atravessar o lago. Nenhuma dessas crianças sabia nadar e, desde então, o projeto ensina às crianças a prática de natação e a de remo.

É com grande satisfação que o Fórum das Águas apoia as iniciativas do Bairro através do Centro Social e Educacional Lago do Aleixo.

Informações: EDIVALDO BARRETO DOS SANTOS e RAIMUNDO DE CARVALHO MOREIRA - Presidente e Secretário do CSELA

Comentários