IRREGULARIDADES DA EMPRESA
Foto: freepik
A realização de cobranças indevidas é uma prática usual da concessionária Águas de Manaus. Trata-se de uma estratégia ilegal da empresa para ampliar os seus rendimentos, mesmo sendo largamente denunciada pela população e órgãos de fiscalização. A Ouvidoria da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) destaca que essa é uma das principais reclamações contra a empresa de água e esgoto da cidade.
Essa prática foi novamente denunciada ao poder judiciário revelando que a busca de ganhos é a meta primordial da empresa, mesmo que seja de forma irregular e antiética. Essa espoliação imposta aos moradores de Manaus foi idenficada em vários estudos acadêmicos, sendo o mais recente a Tese de Doutorado defendida por Carla Cristina Alves Torquato, na Faculdade Autônoma de São Paulo - Fadisp. No trabalho, a Doutora aborda as desigualdades existentes na cidade, que afastam milhares de familias da cidadania, sendo a espoliação hídrica uma de suas mais visíveis expressões.
O Fórum das Águas vem denunciando reiteradamente as irregularidades da empresa e as injustiças causadas pela privatização dos serviços de água e esgotamento sanitário em Manaus. A gestão privada desses serviços despreza as famílias mais pobres que não têm poder aquisitivo suficiente para pagar as tarifas mais elevadas da Amazônia. Apesar dessas tarifas exorbitantes, os serviços se encontram entre os piores do Brasil, segundo o ranking das 100 maiores cidades do país (Instituto Trata Brasil).
Comentários
Postar um comentário