Pular para o conteúdo principal

Fórum das Águas é destaque em Simpósio Internacional de Porto Alegre

 SOCIEDADE ORGANIZADA

As ações do Fórum das Águas de Manaus foram apresentadas no VIII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: novos ativismos e protagonismos. O evento foi promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na unidade de Porto Alegre/RS, entre os dias 16 e 18 de novembro desse ano. O Fórum das Águas foi apresentado pelo pesquisador e professor da Unisinos Sandoval Alves Rocha em Grupo de Trabalho que abordava as questões amazônicas.

Com o título "Fórum das Águas de Manaus, expressão da resistência à mercantilização do saneamento básico", o professor expôs o histórico do coletivo e as suas principais lutas na cidade de Manaus, entre elas a luta contra a privatização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que tem afetado negativamente a população de Manaus, principalmente a parte mais pobre. Com 22 anos de Concessão, a gestão privada não tem trazido melhorias significativas para as populações de baixo poder aquisitivo situadas nas periferias da cidade.

O trabalho sobre o Fórum das Águas, assim como os outros trabalhos sobre a Amazônia, serão reunidos em publicação realizada pela UNISINOS, destacando a importância do evento. Notícias sobre as ações do Fórum da Águas normalmente são publicadas no site Instituto Humanitas Unisinos - IHU, que tem repercutido as intervenções do coletivo na capital amazonense. A ideia central é que a água seja considerada um bem social, não uma mercadoria usada para enriquecer os empresários da águas. 

Os direitos humanos à água e ao saneamento foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas - ONU, mas a sua transformação em produto de compra e venda tem impedido o seu acesso por todos, margilizando as populações de baixo poder aquisitivo. O Fórum das Águas compreende que a gestão da água deve ser democrática, possibilitando que as classes mais pobres decidam sobre o seu uso e sua preservação no meio ambiente.  

Comentários