MOBILIZAR PARA MELHORAR
Mais uma reunião do Fórum das Águas de Manaus (15 de agosto) é marcada pela discussão sobre o saneamento da cidade, destacando a má gestão realizada pela Concessionária Águas de Manaus. Na reunião, representantes de entidades e lideranças comunitárias se queixaram dos serviços precários entregues pela empresa, além do descumprimento das metas em relação a expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgotos. Somente 22% da cidade tem os serviços de coleta e 10% possui ambos (coleta e tratamento).
Parte da reunião foi dedicada a elucidar o fato de que os serviços de água e esgotamento sanitário são partes inerentes à moradia digna, portanto, as duas bandeiras estão sempre unidas: moradia e saneamento. Não é possível ter uma moradia adequada sem os serviços de água e esgoto! A privatização dos serviços de água e esgoto constitui um erro grotesco, pois ao isolar esses serviços para entregar a uma empresa privada, não se considera essa relação essencial entre moradia e saneamento. Uma casa já deve possuir na sua estrutura água e esgoto. A privatização do saneamento, portanto, representa uma estratégia de mercado que visa tão somente beneficiar as empresas que constantemente buscam formas de lucrar às custas da população.
A reunião do Fórum também falou sobre a importância de se debater as políticas de saneamentos básico no período eleitoral. É necessário discutir as políticas mais adequadas de saneamento, visando o acesso de todos os cidadãos a esses serviços, uma vez que são direitos reconhecidos. Em Manaus, é notável que a privatização desses serviços tem excluido as popuçações mais pobres, impondo a eles péssima qualidade de vida.
Sobre isso, vale lembrar que na Câmara Municipal de Manuas (CMM) há uma solicitação oficial que visa instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços precários realizados pela empresa Águas de Manaus (Aegea Sanemento e Participações). Para a abertura da CPI faltam somente dois parlamentares assinarem o pedido, mas a concessionária tem logrado impedir a investigação. A Prefeitura Municipal também tem jogado ao lado da empresa e contra a população.
Constatou-se que é necessário mobilizar a população para que o direito à água e ao sanemento seja implantado na cidade de Manaus a fim de que possamos melhorar a posição da cidade no ranking nacional do saneamento. Neste ranking estamos sempre entre os piores do Brasil.
Plenamente de acordo! A vida e saúde das pessoas precisam estar sempre em 1° lugar!
ResponderExcluirSim, na Amazônia, no Brasil e no Mundo, a vida deve ser valorizada e promovida para além das relações de mercado. Isso tem que ser considerado nessas eleições.
Excluir