Pular para o conteúdo principal

Fórum das Águas insere o saneamento na pauta eleitoral

 UMA CONQUISTA POPULAR

Em reunião (19/09/2022), o Fórum das Águas de Manaus volta a insistir na necessidade de que o saneamento básico seja tratado como política pública prioritária e por isso quer que os candidatos e candidatas que concorrem ao atual pleito eleitoral se comprometam publicamente com essa pauta.

O Fórum das Águas, em parceria com o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), promove no próximo dia 22 de setembro (quinta-feira) uma COLETIVA DE IMPRENSA, em que candidados e candidadas ao Legislativo e Executivo estadual apresentam as suas propostas para a política de saneamento. Na ocasião, os presentes assinarão CARTA COMPROMISSO e debaterão outros temas de interesse da sociedade.

Na reunião dessa segunda-feira, também se discutiu a intersetorialidade do saneamento, uma vez que essa política impacta e é impactada diretamente por áreas como saúde, educação, moradia e meio ambiente. É necessário que essas interligações sejam esclarecidas a fim de evitar visão e prática política fragmentadas e incorretas. Uma visão abrangente viabiliza políticas públicas mais inteligentes e evita a gestão isolada dos setores, que pode levar à privatização de serviços públicos essenciais, prejudicando a população.

O Fórum das Águas, que luta contra uma privatização de 22 anos dos sistemas de água e esgoto em Manaus, percebe a tragédia das políticas de saneamento adotadas na cidade, pois verifica que os serviços de esgotamento sanitário não têm melhorado e os serviços de abastecimento de água inexistem em vários bairros da cidade ou são excessivamente caros. Para o coletivo, o saneamento é uma conquista popular e não pode ser entregue a empresas privadas que buscam fazer lucros às custas da população, excluindo os grupos sociais mais vulneráveis.



Comentários