SERVIÇOS PRECÁRIOS
Fonte: Ageman
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Municipio de Manaus (Ageman) revela que a empresa ÁGUAS DE MANAUS é alvo da maioria das reclamações registradas na Ouvidoria da instituição, ao longo da primeira metade de 2022. A Ouvidoria da Ageman atende demandas referentes à má prestação de serviços por parte das empresas concessionárias que atuam no âmbito do abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e Zona Azul.
Nos primeiros sete meses do ano, 319 reclamações chegaram a Ouvidoria, dentre as quais 249 foram do saneamento básico (água e esgoto) e 26 reclamações se referiram a iluminação pública. Destacam-se casos como o da diarista Valdina Alves, que foi multada pela concessionária Águas de Manaus por uma suposta ligação irregular de água. A usuária acionou a Ageman que requisitou uma inspersão da empresa no imóvel e constatou que o procedimento realizado pela companhia de água e esgoto estava equivocado.
"Sai para trabalhar e quando cheguei tinham mexido no meu contador e disseram que estavam apenas trocando. Quando chegou o final do mês, vi que tinham aplicado uma multa de mil reais porque, segundo eles, eu tinha um gato. Fiquei deseperada! Eu sabia que estava certa e foi quando fui atrás dos meus direitos na Ageman e graças a Deus os técnicos vieram aqui e verificaram que estava tudo direitinho. A empresa teve que cancelar a multa. Se eu tivesse errada eu assumiria, mas eu tinha certeza de que não tenha nada de errado..., lembrou Valdina".
Cobranças indevidas não são novidades na atuação da empresa Águas de Manaus. Trata-se de uma estratégia ilegítima usada pela concessionária para ampliar os redimentos às custas da população. Os empresários da água inventam as mais variadas formas de explorar os consumidores, uma vez que o lucro é o seu principal interesse. Nessa lógica, as necessidades da população são ignoradas e a população mais pobre é excluída por não responder adequadamente a ganância capitalista da empresa.
Em Manuaus, é notável que a privatização não é a solução para resolver o problema do saneamento básico. A universalização dos serviços de água e esgoto será alcançada somente quanto implantarmos uma gestão democrática em que a popução tenha vez e voz.
Comentários
Postar um comentário