ENTRE AS PIORES CAPITAIS
Fonte: O Globo
Nove capitais brasileiras estão na lanterninha do ranking do saneamento produzido pelo Instituto Trata Brasil, com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS 2020). O ranking acompanha a evolução do desempenho dos serviços de abastecimento de água e esgotammento sanitário nos cem maiores municípios do Brasil, destacando que entre os piores estão nove capitais brasileiras. Recife, Teresina, São Luís, Manaus, Maceió, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Macapá se encontram entre os 20 piores municípios nos serviços de água e esgoto.
Manaus chama a atenção entre as cidades por ter uma empresa privada gerindo os serviços de água e esgoto. Há mais de 20 anos, a capital amazonense privatizou os mencionados serviços prometendo uma significativa melhoria no atendimento à população, mas a empreitada tem frustrado os habitantes, se posicionando entre os piores municipios. Esse posicionamento é resultado não somente da falta de investimentos na expansão das redes de água e esgoto, mas também nos preços elevados das tarifas, na violação do direito à tarifa social, nas numerosas ocorrências de cobranças indevidas, nas interrupções de abastecimento e nos serviços precários entregues à população.
Além de proporcionar o abastecimeno de água precário nas áreas periféricas, a concessinária ÁGUAS DE MANAUS, que é controlada pelo grupo AEGEA SANEAMENTO E PARTICIPAÇÕES, ignora totalmente os serviços de esgotamento sanitário. Esses serviços cobrem somente 22% da cidade de Manaus. Ademais, a expansão de tais serviços não é feita pela empresa, mas é resultado de investimentos públicos, como mostra reportagem do jornal Em Tempo. Recebendo obras realizadas pelo poder público, a empresa não cumpre a sua obrigação de investir do próprio bolso, mas lucra com a gestão das obras gratuitamente recebidas do Estado e da Prefeitura.
Atualmente, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) busca instaurar uma CPI para investigar a precariedade dos serviços realizados pela empresa, mas se depara com a blindagem imposta por alguns vereadores. Por que os vereadores de Manaus defendem a empresa e abandonam a população? Acesso aos nomes do vereadores que abandonam a população.
Comentários
Postar um comentário