A SOLENIDADE DE PENTECOSTES
O Fórum das Águas marcou presença na Solenidade de Pentecostes de 2022, realizada no Sambódromo - Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho. O objetivo foi sensibilizar a população e o poder público em relação ao cuidado com as águas e com o saneamento básico na cidade de Manaus. Festa religiosa de grande importância para os cristãos, o Pentecostes comemora a vinda e a atuação do Espírito Santo na Igreja e no mundo contemporâneo, impelindo às pessoas a cuidar do Meio Ambiente e enxergar na natureza um sinal da generosidade divina.
O Fórum das Águas visa aglutinar a sociedade civil em vista da criação de políticas públicas justas e sustentáveis. A iniciativa busca também denunciar a transformação dos bens comuns em mercadoria para beneficiar os donos do mercado. A privatização destes bens tem gerado mais dificuldades de acesso aos serviços básicos pela população mais pobre de Manaus. Assim, o coletivo luta pela democratização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, evitando que eles caiam nas mãos de empresários e financistas que visam exclusivamente lucrar às custas da exploração irresponsável dos recursos naturais, proporcionando, ao mesmo tempo, serviços precários às populações mais pobres.
Atualmente, o Fórum das Águas busca impulsionar a instauração da CPI DA ÁGUA DE MANAUS para investigar a precariedade dos serviços de água e esgoto de Manaus realizados pelo grupo empresarial Aegea Saneamento & Participações. Com mais de duas décadas de concessão privada, esses serviços estão entre os piores do Brasil, de acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil, que avalia os serviços de saneamento básico das cem maiores cidades brasileiras.
Comentários
Postar um comentário