UUNIDOS PELA CPI DA ÁGUAS DE MANAUS
No dia 13 de junho, realizamos o primeiro encontro entre o Observatório Nacional dos Direitos à Águas e ao Saneamento (ONDAS) e o Fórum das Águas de Manaus para discutir a gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Manaus e impulsionar a abertura da CPI DA ÁGUAS DE MANAUS, concessionária controlada pelo grupo empresarial Aegea Saneamento e Participações. A discussão abordou a ausência dos serviços de esgotamento sanitário na cidade apesar de a concessão privada existir há mais de duas décadas.
O contrato de concessão assinado no ano 2000 estabelece que a cidade de Manaus teria atualmente 90% de sua população acessando os serviços de esgotamento sanitário, mas na realidade temos somente 22% da cidade usufruindo desse serviço (SNIS 2020). Além do descumprimento das metas, destaca-se a violação do direito à tarifa social, múltiplos casos de cobranças injustas e indevidas, a interrupção do abastecimento nas periferias da cidade, o rompimento de adutoras e os reajustes tarifários excessivamente elevados.
As organizações presentes defendem a abertura da CPI DA ÁGUAS DE MANAUS para investigar a precariedade dos serviços e viabilizar a punição dos responsáveis pela gestão do saneamento na cidade. Há também o desejo de que os serviços retornem para as mãos do poder público, uma vez que a iniciativa privada não tem correspondido às expectativas da população e lideranças locais. Priorizando a busca do lucro, a empresa tem colocado a população, principalmente os setores mais pobres, em segundo plano, oferecendo serviços caros e precários. Anseia-se por uma gestão mais democrática do saneamento, onde a população esteja no centro das preocupações.
A abertura da CPI DA ÁGUA DE MANAUS já tem apoio de muitos vereadores na Câmara Municipal de Manaus, faltando poucas assinaturas para que ela seja concretizada. No evento, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) defendeu a abertura do inquérito para investigar os serviços de saneamento da cidade. Pautando os interesses da empresa e insensíveis às necessidades da população, grande número de vereadores buscam evitar a abertura da investigação, por isso É NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO SE MOBILIZE PARA QUE A INVESTIGAÇÃO SEJA REALIZADA.
Comentários
Postar um comentário