Pular para o conteúdo principal

Águas de Manaus está entre as piores da cidade

 SERVIÇOS PRECÁRIOS

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) divulgou os nomes das empresas mais reclamadas da cidade de Manaus no ano de 2022. Foram mais de 30 mil demandas realizadas entre os meses de janeiro e início de maio desse ano, incuindo denúncias e reclamações. Trata-se de um aumento de 73% em relação ao mesmo intervalo de tempo do ano passado. O número total do ano passado foi de 54.009 atendimentos.

Amazonas Energia foi a empresa mais reclamada do estado do Amazonas, com 2.920 registros da concessionária, mas a empresa Águas de Manaus, que realiza os serviços de abastecimeto de água e esgotamento sanitário, se mantém tradicionalmente entre as líderes de reclamações, com os seus serviços precários. Sendo a segunda mais reclamada, a Águas de Manaus obteve 1.073 registros somente nos primeiros quatro meses do ano. Esses dados abarcam contatos feitos por telefone, Email e na rede do Procon-AM.

A empresa Energia acaba se ser submetida às investigações de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Amazonas. O procedimento visa investigar as irregularidades no fornecimento de energia na capital e no interior do Estado. O relatório final da CPI tem 593 páginas e 550 delas são ocupadas com os depoimentos de "denunciantes", testemunhas e representantes da empresa investigada. Alguns deputadores defenderm o rompimento do contrato de concessão e a contratação de uma empresa mais eficiente.

A empresa dos serviços de água e esgoto também é uma concessionária privada (controlada pelo grupo Aegea Saneamento e Participações), que não tem correspondido às expectativas da privatição que ocorreu há mais de vintes anos. A concessão já sofreu duas CPIs e está prestes a enfrentar outra investigação, faltando somente duas assinaturas para a instauração da Terceira CPI, uma vez são necessários 14 vereadores para a abertura do procedimento. Os serviços de água e esgoto de Manaus estão entre os piores do Brasil no ranking das 100 maiores cidades brasileiras. 

Veja neste link os nomes dos vereadores que defendem a empresa e não aderem à iniciativa. Por que eles defendem a ampresa em detrimento da população de Manaus? 



Comentários